SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Quando a anorexia é uma questão de sexuaçãoIlusão da máscara côncava na síndrome de abstinência do álcool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

VEIT, Carina Maria  e  CASTRO, Elisa Kern de. Coping religioso/espiritual em mulheres com câncer de mama. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp. 421-435. ISSN 1809-5267.

Investigou-se as relações entre coping religioso/espiritual (CRE), variáveis sociodemográficas, clínicas e religiosas e a percepção subjetiva sobre quem é Deus em 83 mulheres com câncer de mama, que responderam a um questionário de dados sociodemográficos e clínicos e a Escala CRE. A escolaridade apresentou correlação significativa e negativa com o fator Reavaliação negativa do significado, indicando que quanto menos anos de estudo as mulheres possuem mais a doença é compreendida em decorrência de algo malévolo ou como uma punição pessoal. As mulheres que viam Deus como Presença ou Condição de existência/sobrevivência apresentaram maior uso de CRE positivo em relação ao CRE negativo, e aquelas que percebiam Deus como Condição de existência/sobrevivência ou Ser/força/poder superior apresentaram médias significativamente superiores no fator Insatisfação com o outro institucional. As mulheres utilizaram mais CRE positivo do que negativo para lidar com o estresse gerado pela doença.

Palavras-chave : Coping religioso [espiritual]; Enfrentamento; Neoplasias mamárias; Espiritualidade; Religião.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )