SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Spiritual/religious coping in breast cancer womenUnorthodox, but current: a dialogue between Winnicott and Groddeck author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BACHETTI, Lívia da Silva; QUAGLIA, Maria Amélia Cesari; ALVES, Arthur  and  OLIVEIRA, Marcos Santos de. Ilusão da máscara côncava na síndrome de abstinência do álcool. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp. 436-451. ISSN 1809-5267.

Este estudo investigou a inversão monocular da profundidade e a percepção da profundidade da máscara côncava em indivíduos com Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA) comparativamente aos saudáveis. Participaram da pesquisa 15 indivíduos com SAA leve, 16 com SAA moderada e 16 saudáveis, que classificaram a máscara côncava como côncava ou convexa e atribuíram centímetros à sua profundidade. Eles observaram com um dos olhos uma face côncava de boneca dentro de uma caixa. Os indivíduos com SAA moderada diferiram significativamente do grupo controle, apresentando prejuízos na inversão monocular da máscara côncava (p<0,05). Entretanto, o grupo com SAA leve realizou a inversão monocular da profundidade. Não foram encontradas diferenças entre os grupos para as atribuições de profundidade à máscara côncava. A ilusão da máscara côncava mostrou-se uma importante ferramenta na averiguação do desequilíbrio entre os processos bottom-up e top-down durante a SAA moderada.

Keywords : Percepção visual; Síndrome de abstinência; Álcool; Inversão visual da profundidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )