SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3The hollow-face illusion in alcohol withdrawal syndromeThe legacy of psychoanalysis in Aaron Beck's cognitive therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SANTOS, Lucas Nápoli dos. Heterodoxos, mas atuais: um diálogo entre Winnicott e GroddeckHeterodoxos, mas atuais: um diálogo entre Winnicott e Groddeck. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp. 470-486. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste artigo é estabelecer alguns pontos de encontro entre o pensamento de Georg Groddeck e de Donald Woods Winnicott. Para tanto, foi realizado um estudo teórico-conceitual com base em textos de ambos os autores e de alguns comentadores. A hipótese que fundamenta esta investigação é a de que a interlocução entre tais autores constitui um empreendimento não apenas possível como também fértil. Constata-se que ambos (1) admitem corpo e psiquismo como dimensões de uma mesma realidade e não como duas essências distintas; (2) concebem o adoecimento como via de regresso a estágios anteriores do desenvolvimento e (3) veem a natureza como força viva e direcionada para a saúde. Tais pontos de confluência entre os autores vão ao encontro das novas demandas por reformulação dos modos de assistência e cuidado à saúde que vêm emergindo a partir da percepção de esgotamento do modelo médico tradicional organicista (biomedicina).

Keywords : Winnicott; Groddeck; Saúde; Doença; Corpo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )