SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Heterodoxos, mas atuais: um diálogo entre Winnicott e Groddeck índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

KORMAN, Guido Pablo. O legado da psicanálise à terapia cognitiva de Aaron Beck. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp. 470-486. ISSN 1809-5267.

A psicanálise em que Beck se formou tinha como objetivo incluir esse campo dentro do modelo científico. Isso era coerente com os interesses de numerosos pesquisadores clínicos nos Estados Unidos durante as décadas de 1950 e 1960. Esse percurso intelectual o levará, anos depois, a desenvolver a terapia cognitiva. Neste artigo, enfocaremos a formação psicanalítica de Beck, assim como suas primeiras publicações como especialista em psiquiatria durante sua prática hospitalar na clínica Austen Riggs, no Hospital Valley ForgeArmy. Analisaremos suas primeiras hipóteses, com o objetivo de rastrear os indícios de seu modo de atuação como psicanalista. Essa mesma  formação, posteriormente, o levará a repensar o modelo psicanalítico, fato que será capital para explicar as características que a terapia cognitiva adotará.

Palavras-chave : Beck; Psicanálise; Terapia cognitiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )