SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número1Violência em namoros: revisão bibliográfica e bibliométricaA violência a partir das teorias freudianas do social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ROSA, Gabriel Artur Marra e  e  SANTOS, Benedito Rodrigues dos. Facebook: negociação de identidades e o medo da violência. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.1, pp. 18-32. ISSN 1809-5267.

Este artigo analisa os fatores que orientam a composição do perfil dos usuários do Facebook e sua participação nessa rede social, processo que denominamos de negociação de identidade. Seu foco é a tensão entre privacidade e publicidade, intimidade e exposição nas redes sociais. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa com base em entrevistas com dez jovens usuários do Facebook, de ambos os sexos, todos residentes em Brasília-DF. O resultado indica o medo da violência como um dos principais condicionantes dos traços identificadores selecionados na composição dos perfis e em participações na rede. Os entrevistados alegaram não expor suas vidas profissionais e pessoais, preservando-as da violência urbana. Constatamos, assim, que os usuários do Facebook sentem insegurança no mundo virtual, sendo essa uma demonstração de que o medo se encontra inscrito nas subjetividades dos indivíduos, o que torna opaca uma suposta barreira entre os mundos real e virtual.

Palavras-chave : Facebook; Negociação de identidades; Medo; Violência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )