SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número1Facebook: negociação de identidades e o medo da violênciaInterações entre avós e netos em instituição de acolhimento infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CANAVEZ, Fernanda. A violência a partir das teorias freudianas do social. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.1, pp. 33-48. ISSN 1809-5267.

Este trabalho discute a violência nas teorias freudianas do social por meio da construção a posteriori da interlocução de Freud com teóricos de outros campos. Demonstra-se, no início do pensamento freudiano, uma perspectiva confiante na regulação dos laços sociais devido à pretensa neutralização da agressividade. Freud estaria em consonância com a aposta da ciência positivista no rumo progressista da civilização. Mas essa não é a única concepção freudiana, pois há o deslocamento para uma visada atenta à crueldade inerente às relações e à constituição subjetiva. Esta leitura reconhece na psicanálise uma crítica à marcha civilizatória, em suas tentativas de imunizar o sujeito do excesso que o constitui, além de demonstrar que o pensamento de Freud extrapola as classificações comumente usadas nas ciências humanas sobre a relação entre sujeito e civilização.

Palavras-chave : Violência; Psicanálise; Freud; Modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )