SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número1A violência a partir das teorias freudianas do socialConstrução da imagem de si, desestabilização e adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

RUFINO E SILVA, Tamires Santos; MAGALHAES, Celina Maria Colino  e  CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves. Interações entre avós e netos em instituição de acolhimento infantil. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.1, pp. 49-60. ISSN 1809-5267.

Esta pesquisa teve por objetivo descrever aspectos das interações entre avós e netos em situação de acolhimento institucional e analisá-los na perspectiva da bioecologia do desenvolvimento humano. O estudo foi realizado em uma instituição de acolhimento infantil localizada na Região Metropolitana de Belém. Participaram 25 avós e 31 crianças. Foi utilizado o método de observação naturalística, e o registro das visitas se deu de forma cursiva, privilegiando-se a descrição das interações entre avós e netos durante o tempo de duração da visita. Os resultados demonstraram que a maioria dos avós interagia de maneira afetuosa e lúdica com o neto, aspecto que pode ser considerado positivo porque aumenta a chance de a criança ser reinserida no seio de sua família de origem de modo seguro. Sugere-se, assim, a realização de novos estudos que levem em consideração a importância dos avós no processo de reintegração familiar da criança.

Palavras-chave : Desenvolvimento Infantil; Avós; Crianças Institucionalizadas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )