SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue1Interactions between grandparents and grandchildren in a shelter for childrenMerleau-Ponty and the natural condition in us author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

KOSOVSKI, Gisele Falbo. Construção da imagem de si, desestabilização e adolescência. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.1, pp. 61-71. ISSN 1809-5267.

Tendo como balizas teóricas a obra de Freud e o ensino de Lacan, o presente escrito toma como problema a edificação da imagem de si e as desestabilizações da imagem que acompanham o adolescer. Partindo do princípio de que o Eu não se desenvolve naturalmente, tem fronteiras maleáveis e se constrói na relação com o Outro, examinamos o processo de edificação da imagem. Com esse objetivo, nos valemos das reflexões freudianas acerca do narcisismo conjugadas às contribuições de Lacan sobre o esquema ótico e o estádio do espelho, em sua articulação com a castração e a subjetivação da falta. Para finalizar, trazemos uma breve análise do diálogo travado entre Wendla e sua mãe, na primeira cena da peça "O despertar da primavera", de Wedekind, de modo a localizar a desestabilização da imagem na adolescência como decorrência do desarranjo entre a imagem virtual e a imagem real em relação ao olhar do Outro.

Keywords : Psicanálise; Corpo; Imagem; Adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )