SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número1Construção da imagem de si, desestabilização e adolescênciaO sujeito da psicanálise não é sem corpo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

VERISSIMO, Danilo Saretta. Merleau-Ponty e a condição do natural em nós. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.1, pp. 72-86. ISSN 1809-5267.

Neste artigo, temos como objetivo destacar e analisar determinados momentos da obra de Merleau-Ponty em que se realizam discussões relativas à condição do natural em nós. Centramo-nos, principalmente, na oposição que se pode constatar entre o ponto de vista adotado na obra A estrutura do comportamento, de cunho evolucionista, e a perspectiva adotada na Fenomenologia da percepção, calcada no corpo como expressão. Tratamos, também, dos estudos sobre a prematuração infantil e mencionamos a caracterização do corpo humano nos cursos do filósofo sobre a noção de natureza. Ressaltamos a dimensão expressiva do natural em nós que emerge das formulações merleau-pontianas. Além disso, evidenciamos a importância da psicanálise no tratamento dado por Merleau-Ponty ao problema da corporeidade.

Palavras-chave : Corpo; Fenomenologia; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )