SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número1Merleau-Ponty e a condição do natural em nósProblemas comportamentais e emocionais de escolares segundo o gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

VILANOVA, Andréa  e  VIEIRA, Marcus André. O sujeito da psicanálise não é sem corpo. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.1, pp. 87-101. ISSN 1809-5267.

O parentesco da psicanálise com a ciência encontra-se a partir de Lacan ancorado em uma forma de pertencimento definida em termos de exclusão interna, uma pertença topológica. O sujeito que opera no discurso psicanalítico é o sujeito advindo como efeito do discurso da ciência, cuja operação de literalização da natureza faz emergir o próprio sujeito, mas como elemento foracluído de sua operação. Verifica-se com Lacan que, quando se trata do real, a linguagem não é capaz de recobri-lo, há sempre um resto, com o qual Lacan escreverá o objeto a, suporte da presença do sujeito no mundo que define a experiência psicanalítica como uma prática que transcende os limites da lógica significante.

Palavras-chave : Ciência; Sujeito; Objeto a; Corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )