SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número1Instrumentos de sobre-excitabilidade: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CARVALHO, Lauriston Araújo  e  ESPINDULA, Daniel Henrique Pereira. Vozes da seca: representações da transposição do Rio São Francisco. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.1, pp. 135-151. ISSN 1809-5267.

Em 1847 materializa-se pela primeira vez o projeto de transposição do Rio São Francisco. Sua retomada em 2004 mobiliza a sociedade civil e a mídia nacional, que acompanha os passos do projeto. Este estudo buscou compreender as representações sociais da transposição do Rio São Francisco, tendo como fonte matérias de dois jornais pernambucanos: Gazzeta do São Francisco e Jornal do Commercio, entre 2004 e 2005. Foram encontradas 282 reportagens. Os dados foram avaliados de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram a localização geográfica e a proximidade do rio como fatores determinantes na forma e apresentação dos conteúdos. Enquanto a Gazzeta ancora a discussão no modo de vida das comunidades ribeirinhas e apresenta imagens da convivência com o rio, o Jornal do Commercio centra-se em questões econômicas alusivos ao tema. Os jornais possuem características de difusão e guardam a mesma representação sobre a transposição, com tomada de posição contrária ao projeto, ao que seria a "salvação do Nordeste".

Palavras-chave : Representações sociais; Imprensa; Meio ambiente; Transposição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )