SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número2Perfis cognitivos de crianças e adolescentes com dislexia na WISC-III índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FLORES-MENDOZA, Carmen; WIDAMAN, Keith F.; BACELAR, Tatiane Dias  e  LELE, Álvaro José. Propriedades psicométricas do Raven Geral no contexto de Minas Gerais. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.2, pp. 1-16. ISSN 1809-5267.

Este estudo investigou os parâmetros psicométricos do teste de inteligência Matrizes Progressivas de Raven - Escala Geral para o estado de Minas Gerais. Participaram da pesquisa 1.956 pessoas, com idade entre 7 e 65 anos. A análise dos itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item, modelo 2P, mostrou apropriados índices de dificuldade e discriminação de todos os itens, exceto o E12, o qual se mostrou extremamente difícil. A função de informação do teste indicou que o Raven foi respondido com relativa facilidade pela amostra de Minas Gerais. O efeito Flynn, ou ganhos cognitivos de geração, pode ser o fator responsável. A predição do desempenho escolar de crianças e adolescentes utilizando o teste Raven ainda é possível. Implicações para uso profissional são discutidas.

Palavras-chave : Matrizes Progressivas de Raven; Inteligência; Parâmetros psicométricos; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )