SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número2Propriedades psicométricas do Raven Geral no contexto de Minas GeraisPaternidade no Brasil: revisão sistemática de artigos empíricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CRUZ-RODRIGUES, Camila et al. Perfis cognitivos de crianças e adolescentes com dislexia na WISC-III. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.2, pp. 17-35. ISSN 1809-5267.

A avaliação cognitiva na Dislexia do Desenvolvimento faz parte do processo diagnóstico e auxilia no planejamento de intervenções eficazes, permitindo identificar o perfil de dificuldades e facilidades em função do desempenho em tarefas específicas. O estudo investigou o perfil na WISC-III de 123 participantes com Dislexia do Desenvolvimento. A idade variou de 8 a 14 anos, sendo 83 (67,5%) meninos e 40 (32,5%) meninas, de escolas privadas (52,8%) e públicas (47,2%). A análise de conglomerados revelou três perfis diferentes, em função do desempenho na WISC-III. A análise de variância (ANOVA) revelou diferenças entre os subgrupos nas medidas gerais e entre os escores dos subtestes na maioria dos grupos. Não houve diferença de série e idade entre os grupos. O grupo com maior dificuldade nos subtestes da WISC-III tinha maior concentração de participantes de escola pública. Os resultados indicam heterogeneidade no perfil cognitivo de crianças e adolescentes disléxicos.

Palavras-chave : Dislexia; Transtorno de Leitura; Cognição; Inteligência; WISC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )