SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue2Paternity in Brazil: a systematic review of empirical articlesThe obsessive jail: the thought as an act author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MESQUITA, Paula Casagranda  and  BENETTI, Sílvia Pereira da Cruz. A representação materna em crianças com mães depressivas. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.2, pp. 53-67. ISSN 1809-5267.

Pesquisas apontam que a depressão materna é um fator de risco para a psicopatologia infantil. O objetivo deste estudo foi identificar as representações maternas de crianças com mães com Transtorno Depressivo. Trata-se de um estudo de casos múltiplos com três duplas de mãe-criança, tendo as crianças entre 7 e 10 anos. Os instrumentos foram Inventário de Depressão de Beck (BDI), Child Behavior Checklist (CBCL) e MacArthur Story Stem Battery (MSSB), instrumento que utiliza narrativas para avaliar as representações parentais. Nas narrativas infantis, prevaleceram representações maternas disciplinares, associadas a conflitos e pouca afetividade nas interações. Conclui-se que a identificação das características da representação materna é um recurso importante para o desenvolvimento de intervenções psicoterapêuticas adequadas, bem como de programas que visem à prevenção da psicopatologia infantil.

Keywords : Representação materna; Depressão materna; Relação mãe-criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )