SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue2Maternal representation in children with depressive mothersOffending conduct in adolescence: risk factors and risk of recidivism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

FARIAS, Camila Peixoto  and  CARDOSO, Marta Rezende. O cárcere obsessivo: o pensamento como ato. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.2, pp. 68-81. ISSN 1809-5267.

Na neurose obsessiva há regressão tópica do ato ao pensamento, que passa a ser sustentado por uma energia normalmente reservada às ações, ganhando assim valor de ato. Nosso objetivo neste artigo é analisar os elementos metapsicológicos envolvidos nessa problemática. Destacaremos a articulação entre o processo de pensamento e o sentimento de onipotência, articulação de especial relevância em nosso estudo da neurose obsessiva. Procuraremos mostrar que tanto a manipulação do pensamento quanto os rituais obsessivos implicam a inibição do ato. O pensamento é o terreno em que se manifesta um dos aspectos mais importantes da Zwangsneurose: a compulsão. Tentaremos investigar qual seria a natureza singular dessa compulsão nessa modalidade de neurose.

Keywords : Neurose Obsessiva; Pensamento; Onipotência; Ato; Compulsão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )