SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue2The obsessive jail: the thought as an actCareer exploration, academic adjustment and personality: career profiles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MARUSCHI, Maria Cristina; ESTEVAO, Ruth  and  BAZON, Marina Rezende. Conduta infracional na adolescência: fatores associados e risco de reincidência. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.2, pp. 82-99. ISSN 1809-5267.

Numa perspectiva desenvolvimental, diferentes trajetórias de desenvolvimento da conduta infracional são possíveis e dependem da exposição dos adolescentes a fatores de risco que sustentam o comportamento. O presente trabalho é parte de uma pesquisa exploratória sobre a pertinência de um instrumento de avaliação de "Risco e Necessidade" na realidade brasileira. Buscou-se analisar a exposição de um grupo de adolescentes em conflito com a lei aos fatores apontados como fortemente associados à persistência da conduta. Resultados mostraram que para o grupo estudado, predominantemente composto por adolescentes que haviam sido detidos pela primeira vez, prevaleciam fatores contextuais/situacionais, relacionados à família, escola e amigos, mais que os individuais, como personalidade, atitudes e orientações. Esse tipo de análise fornece pistas à elaboração de políticas públicas de prevenção primária e secundária na área. Estudos com amostras maiores e diversificadas devem ser implementados.

Keywords : Fator de risco; Delinquência juvenil; Adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )