SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número2Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidadeO papel do processamento léxico-semântico em modelos de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

IBRAHIM, Elza  e  VILHENA, Junia. Jogos de linguagem/jogos de verdade: de Wittgenstein a Foucault. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.2, pp. 114-127. ISSN 1809-5267.

O artigo traz à discussão a questão da constituição do sujeito através dos jogos de verdade e dos jogos de linguagem, problematizados, respectivamente, por Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein, tomando como fio condutor as implicações da linguagem nas práticas produzidas em um hospital psiquiátrico-penal com pacientes inimputáveis. Para tanto, apresentamos as visões objetivista de realidade e representacional de linguagem, em contraposição às visões construtivista de realidade e pragmática de linguagem. De acordo com esta última perspectiva, a realidade é produzida pela linguagem através de jogos de linguagem, historicamente contextualizados. Assim, estaríamos falando de sujeitos singulares, e não do sujeito transcendental. Nesse contexto, trazemos à discussão a noção de verdade problematizada por Foucault como um campo de possíveis. Para ele, é tão somente na contingência da história que o sujeito se constitui: tal como a linguagem, ele é produto de múltiplas práticas sociais.

Palavras-chave : Sujeito; Linguagem; Verdade; Práticas sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )