SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue2Language games / truth games: from Wittgenstein to FoucaultThe total experience of literary reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

NOBRE, Alexandre de Pontes  and  SALLES, Jerusa Fumagalli de. O papel do processamento léxico-semântico em modelos de leitura. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.2, pp. 128-142. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão crítica dos principais modelos de leitura de palavras e de texto utilizados atualmente, enfocando o papel do processamento léxico-semântico nesses modelos. Os modelos de dupla rota e conexionistas de leitura de palavras são apresentados, discutindo-se a necessidade, em cada modelo, do processamento léxico-semântico para o reconhecimento de palavras. Em seguida, são apresentados os principais modelos de compreensão de leitura: o Modelo de Construção-Integração, a Hipótese da Qualidade Lexical e alguns modelos conexionistas. Para cada modelo, é avaliada a contribuição do processamento léxico-semântico para a compreensão. Ao final, sugerem-se temas de estudo para a investigação da relação entre leitura e processamento léxico-semântico.

Keywords : Leitura; Semântica; Reconhecimento de palavras; Compreensão de leitura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )