SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número2O papel do processamento léxico-semântico em modelos de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ALMEIDA, Leonardo Pinto de. A experiência total da leitura literária. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.2, pp. 143-158. ISSN 1809-5267.

O presente artigo parte do pressuposto de que o espaço literário é um espaço de ressonância para construir uma reflexão sobre a leitura literária. Como a literatura é uma exploração de questões existenciais focadas pelo escritor, ela se contrapõe ao dogmatismo, à sistematicidade e à seriedade. O perspectivismo suscitado pelo espaço literário convida o leitor a um engajamento particular com o texto. A leitura literária é uma experiência intensa em que o leitor está tão comprometido com a produção de sentido quanto o escritor no ato da escrita. Assim, a partir do pensamento de Blanchot, conceituamos essa experiência intensa como a experiência total do ler. Ela se diferencia de outras leituras, como a teórica e a informacional, por se caracterizar pelo acolhimento, pela ignorância e pelo entendimento. Ela é contrária à vontade de verdade. Esta análise aponta para a experiência total do ler literário como fruto do espaço de ressonância produzido entre o corpo do leitor e o texto.

Palavras-chave : Leitura; Experiência; Literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )