SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3Validação do "Anxious Thoughts Inventory" para o uso no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MARTINS, Hildeberto Vieira. Uma história da psicologia em revista: retomando Mira y López. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 5-19. ISSN 1809-5267.

O artigo pretende discutir a obra de Emilio Mira y López e analisar sua importância para a história da psicologia no Brasil. Analisar a trajetória pessoal e profissional desse autor nos auxilia na compreensão do surgimento de certas estratégias de difusão do saber e da prática em psicologia em várias décadas do século XX (1930-1960). Pretende-se, a partir de análise documental e revisão bibliográfica, discutir a atuação de Mira y López na montagem de certos meios de difusão da ciência psicológica: criação de recursos técnicos e teóricos para a atuação profissional (PMK), formação de psicotécnicos, organização do periódico Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (ABP) e fundação e direção do Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP). O objetivo é demonstrar como essa produção está marcada pelo debate existente na época sobre o papel do especialista nos rumos da sociedade brasileira.

Palavras-chave : Emilio Mira y López; Sociedade brasileira; História da psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License