SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3Uma história da psicologia em revista: retomando Mira y LópezManejo da crise: encaminhamento e internação psiquiátrica em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MORENO, André Luiz; GOMES, William Barbosa; SOUZA, Luciana Karine De  e  GAUER, Gustavo. Validação do "Anxious Thoughts Inventory" para o uso no Brasil. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 20-30. ISSN 1809-5267.

A preocupação é um processo cognitivo na forma de pensamentos intrusivos, negativos e repetitivos referentes a um evento futuro. Neste estudo, validou-se o Anxious Thoughts Inventory (AnTI) para uso no Brasil e foram testadas suas correlações com: Inventário Beck de Ansiedade, o Inventário Beck de Depressão, Penn State Worry Questionnaire e Questionário de Ruminação e Reflexão. 276 universitários responderam às medidas. A análise fatorial evidenciou três domínios: ambiental, corporal e meta-cognitivo. Os resultados apontam boa consistência interna da versão adaptada (0,86) e correlações positivas com todas medidas avaliadas. A versão brasileira do AnTI (Inventário de Pensamentos Ansiosos - IPAN) é apresentada como uma medida válida e confiável para uso com amostras brasileiras, útil em aplicações clínicas e experimentais. Mais estudos são incentivados a fim de fortalecer o processo de validação, bem como fornecer dados úteis sobre pensamentos ansiosos relacionados a outras variáveis de saúde.

Palavras-chave : Preocupação; Ansiedade; Avaliação psicológica; Adaptação transcultural; Pensamentos instrusivos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License