SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3Validação do "Anxious Thoughts Inventory" para o uso no BrasilTerritório e nomadismo: a saúde em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SILVA, Maura Lima Bezerra e  e  DIMENSTEIN, Magda Diniz Bezerra. Manejo da crise: encaminhamento e internação psiquiátrica em questão. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 31-46. ISSN 1809-5267.

A atenção à crise é estratégica na Rede de Atenção Psicossocial, sendo ainda um desafio. Nesse âmbito, discute-se, entre os recursos utilizados em um CAPS II, o encaminhamento ao Serviço de Emergência Psiquiátrica e a internação psiquiátrica, na perspectiva da Atenção Psicossocial. O estudo, caracterizado como Pesquisa Intervenção e inspirado na Análise Institucional, utilizou entrevistas e rodas de conversas com trabalhadores do Serviço. Identificou-se uma utilização implicada, mas com dificuldades no manejo dos casos de crise grave. Algumas fragilidades da Rede, como a não garantia de acolhimento noturno e a falta de leitos integrais, impõem um estreitamento da atenção à crise nos CAPS II. A conexão entre crise e risco de periculosidade surge como fator que reforça a construção dessa resposta à crise. Nesse contexto, destaca-se a dificuldade da Rede em construir uma resposta à crise, integral e contínua, aspecto que problematiza as diretrizes e o funcionamento do modelo psicossocial.

Palavras-chave : Atenção à crise; CAPS; Atenção Psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License