SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue3Crisis management: referral and psychiatric hospitalization in questionSustaining the difference: theater, connections and invention of worlds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

HILLESHEIM, Betina  and  BERNARDES, Anita Guazzelli. Território e nomadismo: a saúde em questão. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 47-58. ISSN 1809-5267.

Este artigo tem como objetivo discutir a articulação entre território e nomadismo no campo da saúde. Para isso, toma-se o nomadismo como um conceito potente para problematizar as políticas públicas de saúde, a partir da perspectiva territorial que essas assumem. Não se trata, assim, de trazer a experiência dos nômades propriamente ditos, mas usar o nomadismo como ferramenta de problematização. Tendo em vista a relação entre território e segmentaridade na saúde, considera-se o território cotejado pelo nomadismo, indicando-o como linha de declive da política pública de saúde e como conceito potência para pensá-la. A discussão se fundamenta em conceitos pós-estruturalistas, tais como governamentalidade, subjetivação e territorialização.

Keywords : Território; Nomadismo; Políticas públicas de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License