SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3Manejo da crise: encaminhamento e internação psiquiátrica em questãoSustentando a diferença: teatro, conexões e invenção de mundos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

HILLESHEIM, Betina  e  BERNARDES, Anita Guazzelli. Território e nomadismo: a saúde em questão. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 47-58. ISSN 1809-5267.

Este artigo tem como objetivo discutir a articulação entre território e nomadismo no campo da saúde. Para isso, toma-se o nomadismo como um conceito potente para problematizar as políticas públicas de saúde, a partir da perspectiva territorial que essas assumem. Não se trata, assim, de trazer a experiência dos nômades propriamente ditos, mas usar o nomadismo como ferramenta de problematização. Tendo em vista a relação entre território e segmentaridade na saúde, considera-se o território cotejado pelo nomadismo, indicando-o como linha de declive da política pública de saúde e como conceito potência para pensá-la. A discussão se fundamenta em conceitos pós-estruturalistas, tais como governamentalidade, subjetivação e territorialização.

Palavras-chave : Território; Nomadismo; Políticas públicas de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License