SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3Território e nomadismo: a saúde em questãoA marca do desejo parental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

OLIVEIRA, Luciana da Silva  e  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Sustentando a diferença: teatro, conexões e invenção de mundos. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 59-73. ISSN 1809-5267.

Este estudo analisa as manifestações artístico-culturais juvenis como potencializadoras de processos de produção de subjetividade. Seu objetivo é investigar os processos de subjetivação na atividade teatral desenvolvida na Murion Companhia de Teatro, da cidade de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha - MG. A esquizoanálise é o marco teórico que compreende os processos de subjetivação como revoluções moleculares que deslocam a subjetividade através de forças externas ao sujeito, em processos contingentes e singulares. A metodologia que utilizamos é a cartografia, que busca rastrear processos de produção e de reprodução da subjetividade, experimentações, encontros e conexões que se dão entre os jovens integrantes da companhia. Os resultados revelaram o contexto de exclusão desses jovens e a importância da atividade teatral e da arte de modo geral como dispositivo privilegiado para a produção de subjetivação e de modos de existência criativos e transformadores.

Palavras-chave : Processos de subjetivação; Teatro; Juventude; Esquizoanálise; Cartografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License