SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3Sustentando a diferença: teatro, conexões e invenção de mundosLiberdade e desejo de constituir família: percepções de jovens adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BERNARD, David; TANGUY, Chantal; OTTAVI, Laurent  e  MARTINS, Mariel Camas. A marca do desejo parental. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 74-88. ISSN 1809-5267.

Por quais razões e por quais vias alguma coisa do desejo parental pode transmitir-se à criança, marcá-la em seu inconsciente, deixando uma impressão? Inicialmente, é devido à entrada da criança na linguagem, por ela ter consentido uma perda de gozo, que uma primeira possibilidade surge para ela. Intérprete daquilo que se esconde por trás do discurso de seus pais, pouco a pouco se abre para a criança a via da marca do desejo parental. Paralelamente a essa interpretação, é no aguardo e na esperança de uma resposta à questão "O que eu sou para o Outro?" que podemos reconhecer os primeiros traços da transmissão do desejo do Outro parental. Os escritos de R. Gary La promesse de l'aube e de P. Quignard Le nom sur le bout de la langue nos permitem perceber que o sujeito se coloca no lugar daquilo que falta ao Outro. É porque o sujeito consente uma separação da cadeia significante do Outro que o desejo deste Outro poderá se transmitir e se inscrever.

Palavras-chave : Desejo; Marca; Outro; Significante; Voz.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License