SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3A marca do desejo parentalO singular do caso clínico: uma proposta metodológica em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BORGES, Carolina de Campos; MAGALHAES, Andrea Seixas  e  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Liberdade e desejo de constituir família: percepções de jovens adultos. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 89-103. ISSN 1809-5267.

Neste estudo, são examinadas as repercussões do individualismo na família contemporânea a partir de resultados de uma pesquisa qualitativa, por meio da qual se investigou como os planos de constituir uma família se inserem nos projetos de vida de indivíduos pertencentes a segmentos médios da população carioca de duas gerações. Para este trabalho, foram selecionados resultados das análises dos discursos de dez entrevistados da geração mais jovem, homens e mulheres, com idades entre 27 e 34 anos. Concluiu-se que a valorização da individualidade e da liberdade pessoal nas relações amorosas, a atribuição de fragilidade às relações amorosas e a visão de casamento como algo que limita a liberdade individual são reflexos do individualismo que influenciam diretamente a forma como a família é concebida nos projetos dos indivíduos. Com isso, o casamento vem deixando de ser o foco nos planos de constituir família, e os filhos passam a ocupar um lugar mais central para os indivíduos.

Palavras-chave : Liberdade individual; Laço conjugal; Família contemporânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License