SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue3Freedom and the desire to constitute a family: perceptions of young adultsUnderstanding narrative and argumentative texts: is there any difference? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SIQUEIRA, Elizabete Regina Almeida de  and  QUEIROZ, Edilene Freire de. O singular do caso clínico: uma proposta metodológica em psicanálise. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 104-114. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste artigo é apresentar um tipo de construção de caso cujo foco não está na descrição do tratamento, tampouco se aproxima de um conto ou romance. Trata-se da marca do caso. Como operador metodológico, ele é um instrumento que permite identificar o que está além do que foi observado, possibilitando analisar dados que não foram coletados pelo pesquisador, ou seja, analisar o dito a outrem e não perder o estatuto de singularidade. Utilizamos tal metodologia a partir da leitura clínica de dados de fala de um sujeito que apresentava a peculiaridade de ancorar seu ser em suas alterações corporais. Essa era a marca do seu caso, que dava conta do encontro entre estrutura e contingência, encontro esse que definiu o nome a que respondia seu gozo. Propõe-se, então, a marca do caso, na forma como aqui é desenvolvida e utilizada, como metodologia profícua para pesquisas no âmbito da psicanálise, quando o enfoque for algum aspecto clínico.

Keywords : Marca do caso; Operador metodológico; Caso clínico; Nome de gozo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License