SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3O singular do caso clínico: uma proposta metodológica em psicanáliseEfeitos da similaridade ortográfica das pseudopalavras no acesso lexical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SPINILLO, Alina Galvão  e  ALMEIDA, Denise Dias. Compreendendo textos narrativo e argumentativo: há diferenças?. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 115-132. ISSN 1809-5267.

O estudo versa sobre as relações entre compreensão de textos e tipos de textos, investigando se as características estruturais de textos de diferentes gêneros influenciam a compreensão do leitor. Perguntas de natureza inferencial foram feitas a cem crianças de 9 anos, a respeito de textos com características estruturais distintas. Cada participante fazia a leitura interrompida de um texto narrativo e de um texto argumentativo, divididos em partes. Após responder a perguntas sobre esses textos, as crianças justificavam suas respostas, classificadas em categorias que variavam em função da coerência, plausibilidade e completude. Os dados mostraram que as características estruturais dos textos influenciam a compreensão no que tange à natureza da inferência estabelecida.

Palavras-chave : Compreensão de textos; Textos narrativo e argumentativo; Metodologia online; Inferências; Crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License