SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3Compreendendo textos narrativo e argumentativo: há diferenças? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

JUSTI, Francis Ricardo dos Reis; JUSTI, Cláudia Nascimento Guaraldo  e  ROAZZI, Antonio. Efeitos da similaridade ortográfica das pseudopalavras no acesso lexical. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.3, pp. 133-147. ISSN 1809-5267.

O presente estudo investigou o efeito que a similaridade ortográfica de um estímulo tem no tempo de reação e na precisão dos participantes em uma tarefa de decisão lexical. Para tanto, contou com pseudopalavras que correspondiam a uma manipulação fatorial de duas medidas de similaridade ortográfica: N - o número de vizinhos ortográficos formados pela substituição de uma letra do estímulo-alvo (p. ex.: 'navela' e 'novela') e TLN - o número de vizinhos ortográficos formados pela inversão na ordem de duas letras do estímulo-alvo (p. ex.: 'ânuglo' e 'ângulo'). Participaram da pesquisa 20 estudantes de um curso de pós-graduação em Psicologia, selecionados por amostragem não probabilística de conveniência. Utilizou-se um delineamento de medidas repetidas do tipo 2 x 2, correspondendo a uma manipulação fatorial de N e TLN. Observou-se uma interação entre TLN e N, na qual TLN apresentou um efeito inibidor apenas para as pseudopalavras que não tinham vizinhos ortográficos formados pela substituição de uma letra. Argumentou-se que o efeito de TLN traz desafios para os esquemas representacionais dos modelos atuais de leitura hábil.

Palavras-chave : Leitura; Vizinhos ortográficos; Vizinhos transpostos; Acesso lexical.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License