SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Produção científica em Psicologia nos cursos de graduação de psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ROSA, Lívia Ferreira de Araújo  e  NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso. Representações sociais de bebida alcoólica para homens universitários. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.1, pp. 3-19. ISSN 1809-5267.

Este estudo tem por objetivo analisar e descrever possíveis aspectos estruturais das representações sociais de bebida alcoólica para universitários do sexo masculino. No total, 361 sujeitos estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais participaram da pesquisa. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário composto por quatro blocos temáticos: dados pessoais; Técnica de Associação Livre de Palavras; primeiro uso e uso atual de bebidas alcoólicas; consequências positivas e negativas do consumo de bebidas alcoólicas. Para a análise dos dados, utilizou-se o Quadro de Quatro Casas, com auxílio do software EVOC e a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a representação social de bebida alcoólica para os entrevistados é composta por um conjunto de crenças e atitudes predominantemente positivas, sendo seu consumo também percebido como um componente relevante da socialização masculina.

Palavras-chave : Bebidas alcoólicas; Jovens; Masculinidade; Representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License