SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue1Social Representations of alcohol for male college studentsLacan with Koyré: subject theory and impact on clinical practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

COSTA, Joyce  and  YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. Produção científica em Psicologia nos cursos de graduação de psicólogos. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.1, pp. 20-36. ISSN 1809-5267.

Esta pesquisa objetivou analisar a presença da produção científica nacional em Psicologia na formação graduada de psicólogos do Rio Grande do Norte. Focalizaram-se referências bibliográficas (básicas e complementares) em planos de ensino de disciplinas do Núcleo Comum da formação, ministradas em 2011, em três cursos do Estado. Analisaram-se aspectos bibliográficos e contextuais da produção, como nacionalidade, vinculação dos autores a Programas de Pós-Graduação (PPGs), eixo estruturante da disciplina à qual pertence, entre outros. Os resultados revelaram que a produção científica brasileira de Psicologia está presente na graduação - algo positivo, visto sua importância para o desenvolvimento da área. Porém, tal inserção é menos expressiva que o crescimento da produção nos PPGs. A prevalência de publicações estrangeiras na maioria dos eixos estruturantes indica lacunas da produção nacional em alguns domínios investigativos da Psicologia e descompasso entre o que é investigado nos PPGs e o que é visto na graduação da área.

Keywords : Comunicação científica; Pós-Graduação; Ensino de psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License