SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Produção científica em Psicologia nos cursos de graduação de psicólogosPráticas de profissionais de Psicologia em situações de abuso sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LIMA, Cláudia Henschel de  e  FERREIRA, Marcio Ramos. Lacan com Koyré: teoria do sujeito e suas incidências clínicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.1, pp. 37-50. ISSN 1809-5267.

O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância do recurso à doutrina da ciência em Alexandre Koyré para a formalização lacaniana da teoria do sujeito e a fundamentação de uma clínica que respondesse ao contexto da época, orientado pelo avanço da bioquímica como instrumento metodológico para a abordagem do funcionamento psíquico. A leitura dos escritos e seminários, situados no quadro de seu primeiro ensino e que compõem o projeto de retorno a Freud, confronta o leitor de Lacan com coordenadas importantes que garantem a especificidade da psicanálise em relação ao ideal positivista da ciência. A partir dessas considerações sustenta-se a hipótese de que a doutrina koyreana de ciência fundamenta o programa de formalização do conceito de inconsciente como estrutura no primeiro ensino e permite localizar a psicanálise na linha de resistência ao modelo biológico que reorientaria a psiquiatria a partir dos anos de 1950.

Palavras-chave : Teoria do sujeito; Ciência; Lacan; Koyré.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License