SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Lacan com Koyré: teoria do sujeito e suas incidências clínicasInterações entre mães e adolescentes e os problemas de comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PELISOLI, Cátula da Luz  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Práticas de profissionais de Psicologia em situações de abuso sexual. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.1, pp. 51-67. ISSN 1809-5267.

Este trabalho investigou experiências e práticas de psicólogos em casos de abuso sexual infantil - ASI no Brasil. Participaram 95 psicólogos (86,3% do sexo feminino) de diferentes regiões do país, selecionados a partir do procedimento Snow Ball. Os participantes responderam a um questionário biosociodemográfico e profissional elaborado pela equipe de pesquisa em um survey online. Os resultados indicaram que os psicólogos apresentam formação predominantemente em nível de pós-graduação, se sentem qualificados tanto para atuar na avaliação quanto no atendimento clínico desses casos e se consideram familiarizados com o tema do abuso sexual. Entretanto, há desconhecimento sobre tópicos específicos relacionados ao abuso sexual, e novos instrumentos ainda são pouco utilizados. A maior parte desses psicólogos já enviou documentos à Justiça e considera que esses documentos tiveram grande importância para os casos em questão. Repercussões e possíveis aplicações desses resultados são discutidas.

Palavras-chave : Abuso sexual; Avaliação psicológica; Instrumentos psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License