SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue1The work of psychologists in sexual abuse situationsImpact of religiosity on the relationship between parents and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SABBAG, Gabriela Mello  and  BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Interações entre mães e adolescentes e os problemas de comportamento. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.1, pp. 68-83. ISSN 1809-5267.

O estudo buscou descrever e comparar, em grupos de risco e de não risco para problemas de comportamento, os diagnósticos de problemas de comportamento, de competência e de habilidades sociais e as interações sociais estabelecidas entre 24 mães e seus filhos adolescentes. O Inventário de Estilo Parental (IEP) possibilitou a composição dos grupos, o Child Behavior Checklist (CBCL) e o Roteiro de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) foram utilizados para colher os dados. Os diagnósticos de problemas de comportamento (Crosstabs) e as interações sociais (Mann-Whitney) foram comparados entre os grupos. As interações se diferenciam em que no grupo de não risco as mães, quando se comunicam, expressam sentimentos e estabelecem limites, os filhos respondem com habilidades sociais. Ao contrário, no grupo de risco, quando as mães agem da mesma forma, os adolescentes respondem com problemas de comportamento. As implicações dos achados para essa população são discutidas.

Keywords : Práticas parentais; Adolescentes; Problemas de comportamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License