SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Interações entre mães e adolescentes e os problemas de comportamentoAcolhimento institucional: percepções de familiares que o vivenciaram índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BECKER, Ana Paula Sesti; MAESTRI, Tânia Paza  e  BOBATO, Sueli Terezinha. Impacto da religiosidade na relação entre pais e filhos adolescentes. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.1, pp. 84-98. ISSN 1809-5267.

A qualidade da relação familiar constitui-se como a vinculação entre os membros familiares, quando norteada por fatores protetivos, tornando-se especialmente relevante na adolescência. Nesta perspectiva, as práticas religiosas têm repercutido no relacionamento familiar, mas têm sido pouco exploradas nas pesquisas nacionais. Diante do exposto, esta pesquisa investigou o impacto que um movimento cristão exerce sobre a qualidade da relação entre pais e filhos adolescentes. O estudo caracterizou-se como qualitativo, utilizando-se para a coleta de dados a técnica de grupo focal com um grupo de pais e outro de adolescentes. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temático categorial, subdividido em quatro categorias. Evidenciou-se que a aderência ao movimento religioso se constituiu como uma rede de apoio social e afetiva e possibilitou mudanças no subsistema familiar filial e conjugal, bem como nas práticas educativas e no envolvimento parental.

Palavras-chave : Adolescência; Família; Religiosidade; Espiritualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License