SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Acolhimento institucional: percepções de familiares que o vivenciaramBurnout e estratégias de enfrentamento em profissionais de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MARCOS, Cristina Moreira. Ato e deriva pulsional na clínica da anorexia-bulimia. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.1, pp. 115-129. ISSN 1809-5267.

Os sintomas contemporâneos parecem se sustentar em um rechaço do inconsciente e resistem a entrar no discurso. A anorexia-bulimia vai na contramão da vertente simbólica do sintoma como mensagem e o revela como fixação de gozo, indicando uma recusa do inconsciente. Esse aspecto evidencia-se na clínica da anorexia-bulimia, na medida em que ali se verifica uma substituição do significante pelo gozo, apontando para uma clínica do ato mais do que uma clínica das manifestações do inconsciente. Esse tema será abordado a partir do depoimento de Fabíola De Clercq, publicado em Todo o pão do mundo. Sua parceria com a anorexia e a bulimia revela a inexistência da alteridade através da entrega a uma deriva pulsional. A partir desse testemunho, buscamos interrogar o modo particular de apresentação dessa clínica na qual a dimensão do ato é determinante.

Palavras-chave : Anorexia; Bulimia; Ato; Pulsão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License