SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Ato e deriva pulsional na clínica da anorexia-bulimiaSuporte social, avaliações autorreferentes e bem-estar de profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SILVA, Renata Pimentel da; BARBOSA, Silvânia da Cruz; SILVA, Sandra Souza da  e  PATRICIO, Danielle Figueiredo. Burnout e estratégias de enfrentamento em profissionais de enfermagem. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.1, pp. 130-145. ISSN 1809-5267.

Esta pesquisa analisou os níveis de burnout e as estratégias de enfrentamento ao estresse laboral em profissionais de enfermagem de hospitais públicos. Aplicaram-se as escalas MBI, EMEP e uma Ficha Sociodemográfica em 193 profissionais. Efetuaram-se análises descritivas, de Cluster e o Teste t de Student. Os resultados identificaram dois grupos com as seguintes configurações de burnout: 1) Avançado e 2) Moderado, em 47,4% e 36,6% da amostra, respectivamente. A Despersonalização se destacou como a dimensão mais afetada do burnout, e nenhuma estratégia de enfrentamento se mostrou suficientemente eficaz no combate aos estressores laborais. A Despersonalização representa o aspecto interpessoal da síndrome, sendo discutida na pesquisa como possível blindagem psíquica inconsciente da amostra para evitar envolvimento afetivo com os pacientes, e que talvez esteja dificultando o enfrentamento aos fatores do estresse hospitalar.

Palavras-chave : Estratégias de enfrentamento; Saúde mental; Profissionais de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License