SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Burnout e estratégias de enfrentamento em profissionais de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GOTTARDO, Luziene Francisca da Silva  e  FERREIRA, Maria Cristina. Suporte social, avaliações autorreferentes e bem-estar de profissionais de saúde. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.1, pp. 146-160. ISSN 1809-5267.

Investigou-se o impacto do suporte emocional, instrumental e informacional no trabalho e das avaliações autorreferentes sobre o bem-estar laboral, operacionalizado por meio da satisfação no trabalho e dos afetos positivos dirigidos ao trabalho. A amostra foi composta por 302 profissionais de saúde do Estado do Rio de Janeiro, que responderam à Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho, à Escala de Avaliações Autorreferentes, à Escala de Satisfação Geral no Trabalho e à Escala de Afetos Positivos no Trabalho. As análises de regressão múltipla hierárquica revelaram que: quanto maior a percepção de suporte social informacional de colegas ou supervisores no trabalho, maiores os índices de satisfação no trabalho e de afetos dirigidos ao trabalho; quanto maiores as avaliações autorreferentes, maiores os índices de satisfação no trabalho e de afetos dirigidos ao trabalho. Concluiu-se que o suporte informacional é de especial relevância para o bem-estar dos profissionais de saúde.

Palavras-chave : Suporte social; Avaliações autorreferentes; Bem-estar laboral; Psicologia positiva; Profissionais de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License