SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número2Reflexões heideggerianas sobre técnica, liberdade e práticas psicológicas clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MARTINS, Pedro Pablo Sampaio; GUANAES-LORENZI, Carla; LANNAMANN, John Willard  e  MCNAMEE, Sheila. A Teoria do Manejo Coordenado do Sentido na pesquisa psicológica. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.2, pp. 3-18. ISSN 1809-5267.

A partir do chamado "giro linguístico", a Psicologia passou a se engajar em investigações com foco na linguagem e na interação humana. Isso lhe exigiu a busca por métodos de trabalho no domínio de outras disciplinas. Este artigo objetiva descrever as implicações metodológicas da aproximação de uma teoria de Comunicação - a Teoria do Manejo Coordenado do Sentido (CMM) - à prática de pesquisa em Psicologia. Por meio da análise de uma entrevista, demonstramos uma possibilidade de operacionalização da CMM na investigação psicológica. Assim, descrevemos a entrevista como uma atividade coordenada, a partir da qual os sentidos que contam como sendo a experiência do entrevistado são construídos como uma performance interacional contextualizada. Concluímos que a CMM oferece recursos importantes para a investigação psicológica, analisando como as pessoas constroem sentidos sobre si mesmas e sobre mundo e como isso impacta a construção de seus modos de vida.

Palavras-chave : Análise qualitativa; Investigação qualitativa; Psicologia; Comunicação; Construcionismo social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License