SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número2A Teoria do Manejo Coordenado do Sentido na pesquisa psicológicaPsicologia Escolar na Educação Superior: panorama da atuação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MAGLIANO, Fernando da Rocha  e  SA, Roberto Novaes de. Reflexões heideggerianas sobre técnica, liberdade e práticas psicológicas clínicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.2, pp. 19-32. ISSN 1809-5267.

Tomaremos a questão da liberdade no pensamento de Martin Heidegger como fio condutor de nossas considerações. Apresentaremos, num primeiro momento, a reflexão acerca da técnica moderna e da liberdade para, posteriormente, realizar sua articulação com o contexto das práticas clínicas psicológicas de orientação fenomenológico-existencial. Pretendemos, assim, promover um distanciamento crítico concernente às tendências cientificistas e tecnicistas da psicologia clínica no contemporâneo, fomentando outra forma de compreender e experimentar a dinâmica dos encontros psicoterapêuticos para além de sua absorção inicial no horizonte da técnica moderna, uma vez que a essência do existir humano será considerada ao modo do poder-ser, abertura de sentido e liberdade.

Palavras-chave : Heidegger; Fenomenologia; Técnica; Serenidade; Psicologia clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License