SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número2Reflexões heideggerianas sobre técnica, liberdade e práticas psicológicas clínicasExploração sexual e rede de proteção na perspectiva da vítima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BISINOTO, Cynthia  e  MARINHO-ARAUJO, Claisy. Psicologia Escolar na Educação Superior: panorama da atuação no Brasil. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.2, pp. 33-46. ISSN 1809-5267.

Este estudo mapeou os Serviços de Psicologia das Instituições de Educação Superior brasileiras e o trabalho realizado pelos psicólogos escolares. Nos 87 Serviços identificados, a maioria dos psicólogos escolares integra uma equipe multiprofissional. Suas ações estão principalmente direcionadas aos estudantes, identificando-se algumas intervenções com outros atores educacionais. Junto ao tradicional trabalho de orientação e encaminhamento dos alunos, há também práticas emergentes, como recepção aos calouros, apoio a coordenadores de curso, realização de workshops formativos, acompanhamento aos egressos e avaliação institucional. O conjunto diversificado de ações evidencia que o trabalho dos psicólogos escolares está se deslocando de um modelo clínico-terapêutico para um mais preventivo-institucional. Um modelo de atuação que oriente a estruturação e funcionamento dos Serviços de Psicologia pode garantir maior coerência nas intervenções diferenciadas que vêm sendo implementadas.

Palavras-chave : Psicologia escolar; Ensino superior; Atuação emergente; Modelo de atuação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License