SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número2Psicologia Escolar na Educação Superior: panorama da atuação no BrasilLuto e enfrentamento em famílias vitimadas por homicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

VEGA, Luciana Barbosa da Silva  e  PALUDO, Simone dos Santos. Exploração sexual e rede de proteção na perspectiva da vítima. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.2, pp. 47-60. ISSN 1809-5267.

O estudo teve como objetivo compreender a percepção da vítima de exploração sexual sobre a violação propriamente dita e o seu conhecimento, acesso e avaliação da rede de proteção existente. Participaram cinco meninas na faixa etária de 11 a 17 anos vítimas de exploração sexual. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com as participantes, e os dados foram submetidos à análise qualitativa. Dentre os principais resultados, foi evidenciado que as vítimas não percebem a condição de violação, fato que favorece a manutenção e perpetuação da exploração. A rede de proteção é desconhecida para as vítimas: mesmo já tendo sido acolhidas por diferentes serviços, não reconhecem seus papéis. O estudo evidenciou que a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma realidade que se mantém silenciosa e velada, desafiando os serviços que compõem a rede de proteção e exigindo uma reflexão sob sua forma de ação/articulação no enfrentamento dessa violência.

Palavras-chave : Exploração sexual; Adolescentes; Redes de proteção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License