SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número2Exploração sexual e rede de proteção na perspectiva da vítimaSubjetivação do corpo: entre devoração e abandono índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

DOMINGUES, Daniela Fontoura; DESSEN, Maria Auxiliadora  e  QUEIROZ, Elizabeth. Luto e enfrentamento em famílias vitimadas por homicídio. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.2, pp. 61-74. ISSN 1809-5267.

As mortes violentas são acontecimentos potencialmente deletérios que costumam exigir estratégias adaptativas dos familiares das vítimas. Este estudo apresenta os modos de enfrentamento utilizados por mães e irmãos de oito jovens que perderam a vida em razão de homicídio no Distrito Federal, nos primeiros 12 meses de luto. Oito genitoras e cinco irmãos responderam à Escala 'Modos de Enfrentamento de Problemas' (EMEP) e a uma entrevista semiestruturada com questões sobre enfrentamento. Os resultados apontam convergência entre os dois instrumentos quanto à principal estratégia adotada pelos participantes: práticas focalizadas na religiosidade e no pensamento fantasioso. As estratégias centradas no problema e a negação da morte também foram recursos adaptativos utilizados pelas famílias. Os resultados indicam a necessidade de construção de políticas destinadas a ampliar a rede social dessas famílias no contexto da perda.

Palavras-chave : Luto; Estratégias de enfrentamento; Homicídio juvenil; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License