SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número2Luto e enfrentamento em famílias vitimadas por homicídioEncontros sinistros: uma análise do filme Cisne negro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MADEIRA, Manoel; ROBERT, Priscila Pereira  e  KUPERMANN, Daniel. Subjetivação do corpo: entre devoração e abandono. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.2, pp. 75-90. ISSN 1809-5267.

O artigo propõe situar dialeticamente as representações de devoração e de abandono, articulando-as à distância entre sujeito e Outro. O texto relaciona a simbolização dessas representações à tessitura fantasmática da Hilflosigkeit, conceito freudiano que convoca a pensar as consequências da inermidade original do corpo do bebê. Assim, neurose e psicose são pensadas a partir da distância oriunda da subjetivação da devoração e do abandono - a psicose deflagrando dificuldades extremas da costura dessa distância. Articulamos, por fim, os entraves dessa operação ao dilaceramento corporal, exposto no desencadeamento psicótico, em que o corpo é confrontado à sua Hilflosigkeit original.

Palavras-chave : Devoração; Abandono; Corpo; Hilflosigkeit; Nome-do-pai.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License