SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue2Subjectivation of the Body: Between Devouringness and AbandonmentPsychopathy: a Bibliographic and Bibliometric Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

WEINMANN, Amadeu de Oliveira  and  EZEQUIEL, Verônica da Silva. Encontros sinistros: uma análise do filme Cisne negro. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.2, pp. 91-104. ISSN 1809-5267.

O artigo propõe-se a pensar o que torna sinistros os encontros com o duplo, no filme Cisne negro. Com esse fim em vista, realiza uma revisão na teoria psicanalítica sobre o caráter unheimlich do doppelgänger. No que concerne à película analisada, o trabalho promove uma leitura intertextual das obras que a inspiram e expõe algumas possibilidades de interpretação psicanalítica desse filme. A partir dessas reflexões, procedemos à decomposição plano a plano de duas cenas de Cisne negro. De tal intervenção metodológica, decorre nossa hipótese de que, nas cenas analisadas, a unidade imaginária do espectador é ameaçada pela irrupção de uma das pulsões parciais constitutivas do estádio do espelho: olhar ou voz. Ademais, nessas cenas o real do olhar materno invade o olhar narrativo da câmera, tornando-as profundamente perturbadoras.

Keywords : Psicanálise; Cinema; Duplo; Sinistro; Cisne negro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License