SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue2Uncanny Encounters: An Analysis of the film Black SwanMarital Violence and Personality Disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SALVADOR SIMON, Benjamín et al. A psicopatia: uma revisão bibliográfica e bibliométrica. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.2, pp. 105-121. ISSN 1809-5267.

A psicopatía é um transtorno de personalidade caracterizado tanto por falta de afeto, remorsos e empatía como sedução, manipulação e uso do outro. Nosso objetivo é realizar uma revisão bibliométrica de artigos em revistas científicas recolhidas no banco de dados PsycINFO até fevereiro de 2013, a partir dos descritores "Psicopatia" e "Transtorno da Personalidade Anti-Social". Os resultados fornecem informações sobre: o desenvolvimento e tratamento de ambos os termos, a produtividade anual, local de publicação, revistas científicas, autores mais produtivos, conceitos-chave mais utilizados, assim como os esforços em amostras penitenciárias realizando uma análise de conteúdo dos principais autores e a intervenção em psicopatia, permitindo mostrar a necessidade de incrementar os critérios de diagnóstico de psicopatia, em referência ao gênero, ao contexto social e à caracteristicas de personalidade.

Keywords : Bibliometria; Psicopatia; Transtorno de personalidade anti-social; Análise de conteúdo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License