SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue2Psychopathy: a Bibliographic and Bibliometric ReviewMarital conflict and parenting: systematic review of the spillover author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MADALENA, Marcela Bianca de Andrade; FALCKE, Denise  and  CARVALHO, Lucas de Francisco. Violência conjugal e funcionamentos patológicos da personalidade. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.2, pp. 122-139. ISSN 1809-5267.

A violência conjugal é um problema de saúde pública que possui diversos fatores associados a sua ocorrência, dentre eles os transtornos da personalidade. O objetivo deste estudo foi correlacionar os funcionamentos patológicos da personalidade com as dimensões da violência conjugal, em uma amostra de 139 casais da região metropolitana de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP) e a Revised Conflict Tactics Scale (CTS2). Os resultados revelaram correlação positiva de diversos fatores do IDCP com as dimensões de violência conjugal, sendo que os únicos que não se correlacionaram com nenhuma das dimensões de violência foram os fatores Necessidade de Atenção e Conscienciosidade. Observou-se a existência de possíveis padrões no funcionamento patológico da personalidade dos cônjuges, seja por similaridade ou complementaridade, o que poderá ser confirmado por pesquisas futuras.

Keywords : Casal; Violência conjugal; Personalidade; Psicopatologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License