SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número2Violência conjugal e funcionamentos patológicos da personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

HAMEISTER, Bianca da Rocha; BARBOSA, Paola Vargas  e  WAGNER, Adriana. Conjugalidade e parentalidade: uma revisão sistemática do efeito spillover. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.2, pp. 140-155. ISSN 1809-5267.

Relações parentais funcionais ou disfuncionais reverberam sobre todos os membros do sistema familiar. O objetivo deste trabalho foi revisar sistematicamente a literatura nacional e internacional dos últimos dez anos, mapeando o conflito conjugal, suas reverberações na parentalidade e no desenvolvimento dos filhos. Utilizaram-se as palavras-chave "couples" e "parents", "conflict" e "marriage" e "children", "spillover" e "conjugalidade" e "conflito", nas bases de dados Scopus, Medline, Lilacs, Scielo e Pepsico. Foram selecionados 76 artigos completos, revisados por pares, que envolvessem a temática do conflito na dinâmica familiar. Os resultados relatam os principais dados sobre o contexto desses estudos, instrumentos mais utilizados e seus principais achados. Os dados indicam consistência na literatura no que se refere às consequências dos distintos tipos de conflitos do casal para o desenvolvimento dos filhos. Constatou-se escassez de pesquisas sobre o tema na população brasileira.

Palavras-chave : Relações conjugais; Relações familiares; Conflito conjugal; Filhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License