SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue3Implications of molar/molecular strategies for Behavioral Analysis of CultureCredit in television advertising: suppressions, propositions and subjective effects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

TRICHET, Yohan. Corpo, arte e ciência no século XXI. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.3, pp. 17-30. ISSN 1809-5267.

Este artigo visa esclarecer a abordagem da questão do corpo no mal-estar contemporâneo. O corpo ocupa uma posição particular em meio aos objetos reificados pela decomposição dos laços sociais, a transgressão das interdições seculares e o discurso capitalista que caracteriza nossa época hipermoderna. Desse modo, a questão sobre o que é um corpo se recoloca com certa acuidade, em nossa sociedade ocidental. E encontra na arte contemporânea um terreno de enunciação privilegiado e respostas assustadoras. Encontramos o enigma do corpo no filme La piel que habito (2011) de Almodóvar, filme que coloca em cena a resistência de um sujeito que, a partir da realidade do seu modo de gozo, desafia a ciência e o neoliberalismo.

Keywords : Corpo; arte; ciência; capitalismo; sujeito.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in French     · French ( pdf )

 

Creative Commons License